6 de dezembro de 2011

Você ja ouviu falar da Chia?



Semente de origem Mexicana da planta Salvia hispanica, da mesma família da hortelã. A Chia é novidade aqui no Brasil e está vindo, contudo no início de 2012.

Ela já é destaque por suas propriedades funcionais. Não é para menos, a chia possui uma da maiores quantidades de ômega 3 de origem vegetal, superando até mesmo a linhaça, famosa pelos ômegas que possui e que você já deve ter ouvido falar bastante.

Além de ser rica em proteínas (mais do que a soja), vitaminas antioxidantes, minerais como o cálcio(mais que o leite), ferro(mais que o espinafre), fósforo, magnésio, zinco e manganês. Protege o coração contra doenças, tem ação direta no controle da pressão arterial, na redução do colesterol e dos triglicérides. Ela ainda possui doses generosas em fibras promovendo saciedade, sendo assim, auxilia na perda de peso.

As fibras também ajudam a desintoxicar o organismo, pois regulam o trânsito intestinal, promovendo uma limpeza geral. Mas atenção: para obter todos esses benefícios, é preciso ingerir líquidos de modo adequado.

Esse grãozinho especial também é uma boa opção para quem quer os músculos mais firmes e fortes. É que ele tem uma elevada concentração de proteínas, a principal matéria-prima da musculatura. Neste caso, recomenda-se consumi-la após a malhação.

Mas há restrições! “Pessoas com síndrome do intestino irritável devem ser bem cautelosas no uso de sementes em geral e seguir as orientações de um profissional”.
Por isso, é bom não abusar da quantidade. A porção diária ideal é de uma colher de sopa.
Como usá-la? É possível adicioná-la a frutas, cereais, saladas, sopas e iogurte. Moída é uma boa substituta da farinha em massas e pães além de substituir parte da gordura e os ovos.

ATENÇÃO: Não vá cair na pegadinha que a Chia emagrece sozinha, que faz milagre, que queima gordura. NÃO EXISTE ALIMENTOS MILAGROSO, mas sim a conjugação certa de vários alimentos diariamente.

Uma característica muito interessante da Chia é que, quando você coloca uma colher de sementes em um pouco de água, em poucos minutos a água em que ela está se transforma em um gel firme. Isso acontece porque ela é rica em fibras solúveis, que ajudam no funcionamento do intestino.

A Chia é vendida em forma de sementes (são pretinhas e bem pequenas), farinha ou óleo. Mas fique atento!!! Algumas empresas ao produzir a farinha de chia, fazem a extração parcial do óleo, e assim retiram grande parte dos ômegas presentes, ficando com o produto mais pobre em gorduras poliinsaturadas. Portanto, antes de decidir qual você vai adquirir, dê uma olhada na embalagem para verificar se a farinha é parcialmente desengordurada ou se é integral. Outra dica é conferir a informação da Tabela Nutricional.

Ainda não experimentei, mas estou super curiosa. Até o momento não encontrei aqui em Tubarão, mas sei que o preço é um pouco salgadinho. Assim que encontrar, divulgo aqui no blog.

Recent Posts