7 de dezembro de 2011

Aposte no 5


Pesquisa recentemente realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a população brasileira acompanha as tendências internacionais. Houve um aumento expressivo do consumo de alimentos industrializados, com destaque para refrigerantes, biscoitos, refeições prontas e embutidos. Este estudo mostrou também que o consumo médio de frutas, legumes e verduras no Brasil é muito inferior ao mínimo necessário para a proteção à saúde. 


Você já parou para pensar quantas vezes você come frutas, legumes e verduras diariamente? 


Se sua soma não passar de 5, melhor fazer um esforço para atingir essa meta! Essa quantidade, segundo mostra vários estudos protegem o coração, melhoram o trânsito intestinal, diminuem a incidência de câncer, previnem a obesidade, além de suprir as necessidades nutricionais diárias de vitaminas, minerais e fibras. 


Mas porque 5? 


“5 a day” é o nome de uma série de programas em países como os EUA , o Reino Unido e Alemanha , para incentivar o consumo de no mínimo cinco porções de frutas e verduras todos os dias, e com base na Organização Mundial de Saúde que recomenda comer um mínimo de 400 gramas de frutas e vegetais por dia para reduzir riscos de problemas de saúde graves, como doença cardíaca, derrame, diabetes tipo 2 e obesidade. 
Uma campanha que já é sucesso no mundo todo e que agora está disponível para os brasileiros antenados em saúde. 

As mensagens centrais deste programa são: 

• Consuma diariamente pelo menos 5 porções de frutas, legumes e verduras. Preferencialmente, as cinco porções devem estar divididas em 3 porções de legumes e verduras e 2 porções de frutas, porque: 
(a) as frutas são geralmente usadas como lanche, sobremesa ou suco e é fundamental que, nas preparações do almoço e do jantar, as verduras e os legumes substituam parte dos alimentos de alta densidade energética consumidos no cotidiano (alimentos industrializados, frituras etc.); e 

(b) as verduras e os legumes, em média, apresentam menor densidade energética e menor teor de carboidratos que as frutas, contribuindo para a diminuição do total de calorias consumidas a cada dia. 


ATENÇÃO: Alguns alimentos como batatas (inglesa, doce, baroa), aipim, inhame e cará são fonte de carboidratos (açúcar), ou seja, apresentam maior densidade energética (quantidade de calorias por peso de alimento) do que os legumes em geral. Por isso, não devem ser incluídos na contagem das porções diárias. 


• Brinque com as cores dos alimentos: quanto mais colorida, mais saudável é sua alimentação. Uma maior variedade de frutas, legumes e verduras garante o consumo de diferentes nutrientes e sabores, evitando a monotonia alimentar. 

• Distribua frutas, legumes e verduras em todas as suas refeições

Post de amanhã: Como adotar o “5 ao Dia” – dicas para o dia-a-dia.
Fique atento!

Recent Posts