2 de dezembro de 2011

Soja

Além de seu perfil proteico de alto valor biológico, a soja é considerada um alimento funcional em razão de seus diversos benefícios à saúde, cientificamente comprovados.

A soja é um dos alimentos funcionais cujos benefícios são mais conhecidos pela população e reconhecidos por órgãos de saúde. Originária da China, a soja é um grão que pertence à família das leguminosas, assim como o feijão, a ervilha e a lentilha.

Rica em fibras e cálcio, a soja contém uma considerável quantidade de todos os aminoácidos essenciais, assemelhando-se às fontes proteicas de origem animal. Também é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, de potássio, zinco e outros minerais, além de seu perfil lipídico ser composto principalmente por ácidos graxos poli-insaturados, que auxiliam na manutenção de níveis adequados de colesterol do sangue e, portanto, contribuem para a saúde cardiovascular.

Além disso a soja contém isoflavonas em sua composição. As isoflavonas são substâncias presentes principalmente na soja e em seus derivados, denominadas de fitoestrógenos por apresentarem semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos, encontrados em maior concentração nas mulheres. 

Evidências científicas existentes, até o momento, sobre os efeitos das isoflavonas permitem reconhecer como viável apenas o seu uso para o alívio das ondas de calor associadas à menopausa e como auxiliar na redução dos níveis de colesterol, desde que prescrito por profissional habilitado, tendo em vista a quantidade e o período de utilização estar relacionado com a condição de saúde do indivíduo e as restrições aos grupos populacionais específicos. Demais alegações das isoflavonas, relacionadas a câncer, osteoporose, reposição hormonal, redução do risco de doenças cardiovasculares não têm comprovação científica suficiente para justificar o seu uso. 

Controvérsia: Soja Transgênica

Os principais países produtores de soja transgênica são os Estados Unidos, a Argentina e o Brasil, sendo o Brasil o segundo maior produtor.
A produção de soja transgênica no Brasil para comercialização foi proibida em 1998, por uma decisão judicial que impede a autorização do seu plantio, em virtude da inexistência de estudos sobre impacto ambiental e de normas de segurança alimentar, comercialização e rotulagem de alimentos transgênicos.Porém nosso querido ex Presidente LULA assinou uma medida provisória em 2003, liberando o plantio e a comercialização da soja geneticamente modificada.

Quer saber mais sobre o consumo de alimentos transgênicos? Fique ligado nas atualizações.

Recent Posts