29 de novembro de 2011

Café da Manhã



O café-da-manhã é uma das mais importantes refeições do dia, porém, grande parte da população costuma pular esta, muitas vezes, deixando de se alimentar corretamente até a hora do almoço. Os motivos mais comumente associados são a falta de tempo e a ausência de fome logo após acordar.

A importância desta primeira refeição se deve ao fato de que, durante a noite, o organismo passa um longo período sem receber alimento. Ao acordar, os níveis de açúcar no sangue estão muito baixos e devem ser repostos para fornecer energia para a realização de atividades ao longo do dia. Estudos comprovam que as pessoas que se alimentam pela manhã tendem a ter um maior rendimento mental e maior capacidade de concentração, seja no trabalho ou na escola.

Alimentar-se pela manhã, principalmente com alimentos ricos em fibras, também promove maior sensação de saciedade durante este período. Isto evita que a pessoa chegue à hora do almoço tão faminta a ponto de consumir muito mais do que o necessário, o que contribui para a manutenção de um peso saudável.

Outro motivo importante está relacionado ao tipo de alimento que pode ser consumido no café da manhã. Esta refeição pode ser realizada com diferentes grupos de alimentos, que fornecem importantes e variados nutrientes para o organismo. Um café da manhã composto por frutas, leite e seus derivados, cereais (de preferência os integrais, ricos em vitaminas e fibras, como a aveia) pode garantir uma quantidade importante de energia, proteínas, vitaminas e minerais logo no início do dia.

Uma boa estratégia para driblar a falta de tempo, é planejar o café da manhã na noite anterior, deixando alguns alimentos pré-preparados. Outra idéia é ter alimentos fáceis e práticos de serem consumidos no caminho do trabalho ou escola: frutas picadas com granola, sucos ou iogurtes, sanduíches integrais, barrinhas, cookies e biscoitos à base de aveia e outros cereais integrais. Conscientizar-se da importância desta refeição já é um primeiro passo para uma alimentação mais equilibrada.

Recent Posts